Project Description

Filé de Costela com Molho Chimichurri

Uma mistura bem simples de fazer. O molho chimichurri é muito tradicional na Argentina, no Uruguai e no sul do Brasil. Combina com diversos tipos de carne, entre eles o filé de costela. Uma dica boa na hora do preparo é assar a carne em braseiro forte, sem chamas, apenas 5 minutos de cada lado e servi-la ao ponto para mal passado.

Ingredientes

Ingredientes

Ingredientes para Salmoura:
– 1 xícara de água;
– 1 colher de sopa de sal grosso.

Ingredientes para o chimichurri:
– Salmora;
– 1 cabeça de alho, separada em dentes descascados;
– 1 xícara de salsinha fresca;
– 1 xícara de folhas de orégano fresco;
– 2 colheres de chá de páprica picante;
– ¼ xícara (60 ml) de vinagre de vinho branco;
– ½ xícara (120 ml) de azeite de oliva Extra virgem.

Ingredientes

Preparo

Preparo do Filé de Costela: asse-o em braseiro forte e sem chamas, apenas 5 minutos de cada lado. Sirva ao ponto para mal passado.

Preparo da Salmoura: ponha a água para ferver em uma panelinha. Acrescente o sal e mexa até se dissolver. Retire do fogo e deixe esfriar. Em seguida, pique o alho e coloque-o em um recipiente médio. Pique bem a salsinha e o orégano e adicione o alho, junto com a páprica picante. Acrescente, sempre batendo, o vinagre de vinho branco, depois o azeite de oliva e por fim a salmoura. Transfira para um frasco de tampa hermética e leve à geladeira.

Dica: prepare o chimichurri com pelo menos um dia de antecedência, para que os sabores tenham tempo de se fundir. Pode ser conservado na geladeira por até 3 semanas.